Página Inicial > Honorários do perito e assistente técnico, Procedimentos do perito judicial > Honorários do perito assistente social na perícia judicial – I

Honorários do perito assistente social na perícia judicial – I

30, maio, 2011

Honorários do perito assistente socialUma visitante do site www.manualdepericias.com.br me pediu em e-mail que eu a orientasse em relação ao recebimento de honorários periciais. Ela estava realizando perícias em duas comarcas. Fazia oito meses que havia iniciado na atividade e ainda não havia recebido qualquer honorário. Estava sendo nomeada corretamente, conforme os procedimentos habituais – fazia perícias na área social de varas cíveis. Ela disse que pretendia prosseguir na carreira, fazer nossos cursos, mas, sem pagamento, estava ficando difícil.

Respondi que ela estava realmente necessitando realizar um curso e que o correto é realizá-lo antes da primeira nomeação. Agindo dessa forma, a signatária do e-mail não teria problemas.

A propósito, a grande maioria de peritos que desistem da perícia judicial, é importante que se diga, o fazem porque não sabem receber honorários. A burocracia a ser seguida não é comum; aliás, é bastante peculiar. Enquanto os peritos não recebem seus honorários porque não sabem recolhê-los, os bancos ficam girando valores bastante significativos, resultantes do desconhecimento desses profissionais. No caso, o dinheiro fica em uma vala comum em nome do Tribunal de Justiça, sem que alguém vá retirá-lo. Trata-se realmente de um mistério o destino dado a valores assim deixados para trás – quem está se apropriando desse dinheiro.

Disse ainda que o principal ela já tinha: as nomeações, às quais, ao contrário do seu caso, muitos não tinham acesso. Talvez fosse o problema maior o fato de ela fazer perícias em uma área não muito rentável, a social, diferente das perícias das habilitações dos administradores, contadores, economistas, engenheiros, arquitetos, agrônomos, médicos e profissionais da área ambiental, cujos resultados são melhores.

A perícia na área social pode não ser atraente porque a parte que deveria pagar os honorários do perito é agraciada, em muitos casos, com  a  Assistência Judiciária Gratuita – AJG. Nela, os honorários do perito judicial deverão ser pagos pelo Estado, no caso da Justiça Estadual, e pela União, nos casos da Justiça Federal, onde estariam sujeitos a um teto, o qual poderia não ser estimulante ao profissional.

O post Honorários do perito assistente social na perícia judicial continua em 6/05

Links sobre honorários do assistente social

Tabela de Honorários do Serviço Social – CFESS – Conselho Federal

RESOLUÇÃO CFESS Nº 418/01

Tabela Referencial de Honorários de Serviço Social – 2009 – Cress Rj

Tabela honorários – Conselho Regional de Serviço Social – 10ª Região

Tabela de honorários – Conselho Regional de Serviço Social 17ª

Dúvidas freqüentes – CRESS SP – CONSELHO REGIONAL DE SERVIÇO

TABELA REFERENCIAL DE HONORÁRIOS DO SERVIÇO SOCIAL

Conselho Regional de Serviço Social :. – TABELA DE HONORÁRIOS

ARIQUEMES: CIDADÃOS HONORÁRIOS: Um médico, uma assistente social e

TABELA REFERENCIAL DE HONORÁRIOS DO SERVIÇO SOCIAL

Atualização da Tabela Referencial de Honorários de Serviço Social

DÚVIDAS SOBRE A PROFISSÃO – assistentesocial.com.br

CRESS | 21ª Região – MS

Tabela de Honorários do Serviço Social – CRESS 19ª Região – Goiás

Honorários | CEDEPS

Serviço Social – G1 – O portal de notícias da Globo

Conselho Regional de Serviço Social – Cress Rj – cressrj.org.br

ARIQUEMES-RO/CIDADÃOS HONORÁRIOS Um médico, uma assistente

Tabela de Honorários de Serviço Social conforme Resolução 467/2005

CANAL DA EDUCAÇÃO: Tabela de Honorários de Serviço Social conforme

Compartilhe e aproveite!
 
  • Facebook
  • Twitter
  • Add to favorites
  • LinkedIn
  • Google Bookmarks
  • Orkut
  • RSS
Os comentários estão fechados.