Página Inicial > Avaliação de máquinas e equipamentos > Modelo de laudo de avaliação de máquina ou equipamento

Modelo de laudo de avaliação de máquina ou equipamento

13, maio, 2011

Modelo de laudo de avaliação de máquina ou equipamentoUm ex-participante do Curso Perícias Judiciais, realizado em Manaus, no final de 2010, também possuidor do livro Manual de Perícias, me pediu ajuda por e-mail. Ele estava na iminência de executar um trabalho de avaliação de máquinas e equipamentos industriais, com a intenção de garantia e me pedia para eu passar alguma metodologia que ele pudesse seguir. Também solicitou, se possível, algum modelo de laudo para esse tipo de trabalho.

Respondi a ele que não tinha, naquele momento, um modelo de laudo de avaliação de máquina e equipamento industrial e disse que a avaliação de máquinas e equipamentos é idêntica à de imóveis. Na maneira mais simples, devemos, primeiro, fazer uma pesquisa com cinco ou mais amostras de bens novos idênticos para, depois, efetuar a média. Se a máquina ou o equipamento industrial for usado, o valor resultante da média deve ser depreciado para o estado e vida útil do bem avaliando, utilizando a Tabela de Depreciação de Ross-Heidecke.

O livro Manual de Perícias contém a referida tabela, um formulário de preenchimento de vistoria de equipamento e um outro, para avaliação de máquina e equipamento. Esses dois formulários são bem práticos e úteis; vale a pena tê-los à disposição.

Em outro e-mail, posterior, o nosso cliente disse que havia identificado os formulários que eu havia indicado e que iria utilizá-los. Também expôs que procuraria estudar melhor o funcionamento da Tabela de Depreciação de Ross-Heidecke.

A fim de se certificar acerca do caminho mais correto a seguir no laudo de avaliação de máquinas e equipamentos industriais, ele ainda fez algumas perguntas:

Está correto encontrar um preço médio com fornecedores e aplicar a depreciação por esse método, o valor final seria o valor do equipamento?

Caso o equipamento tenha somente um fabricante, devo utilizar este valor?

O que faço com o valor efetivamente pago pelo equipamento (valor de nota fiscal)?

Como entrariam o transporte, impostos, instalação e treinamento na avaliação da máquina ou equipamento?

Respondi dizendo que seguisse o modelo de laudo de avaliação de imóveis contido no livro Manual de Perícias, o qual ele já possuía, e que o transformasse em um laudo de avaliação de máquinas ou equipamentos, resultando em um modelo de laudo de avaliação de máquinas e equipamentos para seu uso futuro. Confirmei também estar correta a forma de avaliar como ele havia colocado.

Se a máquina tiver apenas um fabricante, disse que utilize somente este na pesquisa.

Expliquei que ele deveria pensar no valor do equipamento ou da máquina a avaliar como se fosse pago por um possível comprador; com isso, não haveria frete, treinamento, instalação; por outro lado, se o valor do equipamento novo contivesse tais acréscimos, ele deveria, então, descontá-los. Se o equipamento estivesse instalado, que pensasse no valor gasto pelo comprador para retirá-lo.

Título: Modelo de laudo de avaliação de máquina ou equipamento

Compartilhe e aproveite!
 
  • Facebook
  • Twitter
  • Add to favorites
  • LinkedIn
  • Google Bookmarks
  • Orkut
  • RSS
Os comentários estão fechados.